Maurício de Souza retratará história de Rondon

24/03/2015 14:18

Depois da Mônica e seus amigos, do Chico Bento, do Horácio e tantos outros, chegou a vez de Marechal Rondon virar personagem de quadrinhos pelas mãos de Mauricio de Sousa. As aventuras do Patrono das Comunicações vai se transformar em gibis e livros de atividades para as escolas da rede pública do Estado. O projeto é umas das ações desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso para comemorar os 150 anos de Rondon.

A primeira reunião de trabalho entre o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, Leandro Carvalho, e o criador da Turma da Mônica foi na sexta-feira (20.03), em São Paulo. A proposta foi bem recebida pelo Instituto Mauricio de Sousa, que já possui trabalhos semelhantes com foco em educação e cidadania. “Eles aprovaram a ideia porque compreendem a importância de valorizar o legado de pessoas que contribuíram com a história do Brasil, como Marechal Rondon”.

O projeto consiste em criar e distribuir gratuitamente nas escolas da rede pública livros e gibis que contem “as aventuras” do Marechal de forma leve e divertida, com foco nos alunos com idade entre 06 a 12 anos. O trabalho inclui material e capacitação para os professores da rede pública, para que os profissionais aprofundem o conhecimento sobre Rondon e utilizem o conteúdo de maneira criativa. A meta é começar a trabalhar o material nas escolas no segundo semestre deste ano.

Carvalho lembra que essa é uma das ações do Governo do Estado entre muitas que estão sendo desenvolvidas para comemorar o aniversário do Patrono das Comunicações. O Diário Oficial do dia 20 de março traz o decreto nº 42, que institui 2015 como o Ano dos 150 Anos de Nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Até 05 de maio de 2016 serão promovidas atividades em alusão à vida e realizações deste importante mato-grossense.

Livro de lendas

Paralelo ao trabalho com quadrinhos sobre Marechal Rondon, o Governo de Mato Grosso também desenvolve, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, o projeto de resgate das lendas mato-grossenses – aquelas histórias fantasiosas que misturam realidade e ficção e são passadas de geração para geração.

Como as lendas fazem parte do patrimônio cultural de Mato Grosso, o Estado vai lançar um livro com as histórias que compõem o imaginário popular dos mato-grossenses. “As lendas estão se perdendo. Queremos registrar e resgatar o hábito de contar histórias de pai para filho”, explica o secretário de Cultura Esporte e Lazer.

Os livros sobre as lendas serão distribuídos nas escolas públicas de Mato Grosso. O projeto está em fase de levantamento de conteúdo e deverá chegar à rede pública de ensino no segundo semestre de 2015, juntamente com o material sobre Rondon.

Tags: