Supermercado realiza campanha de contra à dengue em Cuiabá e VG

27/03/2015 14:31

A rede de Supermercados Comper, alinhada ao seu compromisso de contribuir para a melhoria das comunidades em que suas lojas operam, de forma inédita e pioneira, engaja seus colaboradores e recursos materiais no combate à Dengue em Cuiabá e Várzea Grande.  Consciente do risco da ocorrência de uma epidemia de dengue na capital mato-grossense, de acordo com informações divulgadas recentemente pelo Ministério da Saúde, a Rede decidiu realizar, com o apoio das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e do Centro de Controle de Zoonoses, a campanha “Agente Anti Dengue Comper”, que será lançada na próxima quarta-feira, 1º de abril, às 8h, na loja do Coxipó. A ação terá a duração de três meses.

A campanha tem como objetivo conscientizar funcionários das lojas Comper e a comunidade de que a prevenção da doença começa dentro de casa. “Queremos mostrar à população que, unindo forças podemos derrotar o mosquito da dengue. Basta pequenas ações para conseguirmos combatê-lo”, diz Carlos Paes, gerente regional da Rede de Supermercados Comper.

A ação será dividida em três partes. Na quarta-feira, 1º de abril, haverá um grande lançamento da campanha no Comper do Coxipó, que contará com a presença do presidente do Grupo Pereira, Beto Pereira, dos Secretários Municipais de Saúde de Cuiabá e de Várzea Grande, Ari Soares de Souza Junior e Daoud Abdallah, respectivamente, do Vereador de Cuiabá, Renivaldo Nascimento, da Diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Ribeiro, além de clientes, gerentes do Comper e Fort Atacadista de Mato Grosso, colaboradores e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses. Neste dia será realizada uma palestra ministrada pela Coordenadora do Centro de Zoonoses, Alessandra Carvalho e pelo Gerente de Endemias e Sinantrópicos do CCZ, Elyeson Boaventura. Haverá no local uma mesa expositiva de apresentação do ciclo evolutivo da dengue, onde agentes do setor de educação e saúde do CCZ tirarão dúvidas dos visitantes. Após o lançamento da campanha, será realizada uma caminhada da loja do Coxipó até a Universidade Federal de Mato Grosso, com a participação de funcionários de todas as lojas, para despertar a atenção da população para a importância desta campanha e convidar a todos para se juntar nesta cruzada contra a doença.

Na segunda etapa, cada loja terá dois colaboradores que serão treinados pela equipe do Centro de Zoonoses para aprender a identificar focos de dengue. Estes “Agentes Anti-Dengue” serão responsáveis por verificar possíveis focos de dengue no entorno e no bairro de suas respectivas lojas, fazendo a conscientização da comunidade sobre a importância de se tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Este trabalho será feito em forma de gincana entre os colaboradores de cada loja, que poderão criar estratégias diferentes e criativas para combater a dengue. A última etapa da ação será a premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares da gincana, para as duplas que tiverem mais êxito na diminuição dos focos da doença.

Dengue no Estado

Apesar do número de casos registrados da doença em Mato Grosso neste ano ter apresentado uma diminuição de 24,86% em relação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de notificações ainda é bastante elevada. Até o momento foram registrados cerca de 2950 casos da doença, contra 3950 no mesmo período em 2014. De todas estas notificações, Cuiabá é a cidade que apresenta mais casos, com cerca de 230 infectados, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

A dengue pode causar febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas e manchas vermelhas no corpo. O doente pode ter febre durante cinco dias e os sintomas melhoram em até dez dias. Em alguns casos podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.

Tags: