23/07/2015 15:09
O deputado estadual Pery Taborelli (PV), durante sessão ordinária matutina, na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22), apresentou um requerimento pela criação de uma “Frente Parlamentar Pró Araguaia”.
De acordo com o autor do pedido, o objetivo é de reivindicar políticas públicas para os municípios que compõe o Araguaia – Torixoréu, Nova Xavantina, Água Boa, Querência, Cana Brava do Norte, Novo São Joaquim, São Félix do Araguaia, Luciara, Posto da Mata, Confresa, Porto Alegre do Norte, Vila Rica e Canarana.
Taborelli explica que a Frente Parlamentar vai atuar na promoção de estudos e pesquisas que mostrem de forma clara todos os problemas que interferem no desenvolvimento dos municípios localizados na região do Vale do Araguaia, devendo estabelecer propostas de políticas públicas para atender as necessidades das populações que ali residem.
A Frente deve ouvir as lideranças políticas municipais, as universidades, os estudantes, trabalhadores, entidades sindicais, comunitárias, religiosas e sociedade em geral, para após um amplo debate, levantar de forma criteriosa todos os entraves que interferem no crescimento sustentável, defendendo a aplicação de políticas públicas direcionadas para esse fim, atendendo assim aos verdadeiros interesses da sociedade.
O coordenador geral da Frente Parlamentar Pró Araguaia deve ser o autor da propositura, deputado Pery Taborelli, acompanhado dos membros, os deputados estaduais que manifestaram interesse em compor a Frente. Assinaram o requerimento, os deputados Nininho (PR), Eduardo Botelho (PSB) e Baiano Filho do (PMDB).
Após visitar o município de Barra do Graças na semana anterior, Taborelli entendeu que no Araguaia existem demandas das mais diversas ordens, nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.
O deputado também teve conhecimento de questões agrárias e de regularização fundiária. “Com a criação da referida Frente Parlamentar, nós deputados poderemos atuar diretamente no problema enfrentado pela população. Vamos realizar debates públicos e audiências públicas com o intuito de conhecer mais a fundo os entraves que dificultam o desenvolvimento do Vale do Araguaia”, explanou.
Os deputados Nininho, Botelho e Baiano Filho defendem que a Frente Parlamentar vai trazer aprimoramento da legislação, ideias e políticas públicas que devem ser aplicadas a região do Araguaia.
Assessoria Secom-AL