AL-MT 180 anos – Amanhã 12/08 programação intensa na Casa de Leis de Mato Grosso

11/08/2015 12:01

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o Parlamento de Mato Grosso do Sul realizam na próxima quarta-feira (12), às 9h, sessão especial para comemorar os 180 anos de instalação do Poder Legislativo mato-grossense. A sessão será realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

Antes da sessão, porém, haverá a instalação da exposição temática referente aos 180 anos de evolução do Parlamento Participativo, às 8h30. Em seguida, às 8h40, será feito o hasteamento dos pavilhões: nacional, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Do Parlamento sul-mato-grossense, já confirmaram presença 15 deputados da atual legislatura. Quem também estará presente é o governador Reinaldo Azambuja (PSDB/MS). Os dois parlamentos, de MT e MS, eram únicos até 1977, quando houve a divisão do estado, no governo de Garcia Neto.

A coordenação das festividades é dos deputados Wancley Carvalho (PV) e Wilson Santos (PSDB). Eles, juntamente com os colegas sul-mato-grossenses, participarão de uma extensa programação ao longo desse dia.

Programação dos 180 anos

Às 8h30 haverá instalação de exposição temática – “180 anos de Evolução do Parlamento Participativo”. Da mostra fará parte o acervo fotográfico de Roberto Higa, fotógrafo da AL/MS.

Às 8h40, hasteamento dos pavilhões nacional, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Às 9h, os parlamentares realizarão uma sessão especial, homenageando tanto os parlamentares do passado (de MT e de MS), quanto os da atual legislatura.

Às 17 horas, o multi instrumentista Marcelo Loureiro  abre a programação cultural dos 180 anos, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Logo em seguida, com direção e roteiro de Luis Carlos Ribeiro será apresentada as artes cênicas: Manoel – Leite e Barro Pantaneiro.

Também a partir das 17h, no foyer do teatro, serão realizadas diversas apresentações culturais, entre elas, a exposição Manoel de Barros e a Mídia Impressa,  tendo como curador o Instituto Memória.

Álbum das Sedes e o livro Discurso

Para comemorar essa data, o Instituto Memória do Poder Legislativo vai publicar um álbum contando a história do Parlamento de MT. Nesses 180 anos, a Assembleia Legislativa ocupou quatro sedes.

Outro livro apresentado no período das comemorações recebe o título de “Discurso – Volume I”. A obra conta a história – de 1979 até 2015 – dos discursos de posse dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa e dos ex-governadores de Mato Grosso – Oscar Ribeiro e Frederico Campos, respectivamente – e dos atuais chefes do Legislativo e Executivo, respectivamente Guilherme Maluf (PSDB) e Pedro Taques (PDT).

Tags: