13/08/2015 04:58
Os livros “Sedes” e “Discursos”, lançados hoje em sessão especial, retratam a história do Legislativo em Mato Grosso
Para comemorar os 180 anos de sua instalação, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em sessão plenária especial realizada na manhã de hoje (12), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, promoveu o lançamento dos livros “Discursos” e “Sedes”, que registram o percurso histórico do Legislativo mato-grossense desde sua origem.
“Sedes” é um álbum que retrata a evolução da Assembleia Legislativa e traz seus principais momentos históricos, por meio do registro fotográfico dos quatro espaços que abrigaram o Parlamento estadual, de sua instalação até a atualidade.
A obra apresenta, com textos e imagens, o “Casarão”, um amplo edifício localizado na atual rua Pedro Celestino, esquina com a Campo Grande, no centro de Cuiabá, que foi sede do Parlamento mato-grossense por mais tempo, 102 anos, de 1835 a 1937. A segunda sede, o Palácio da Justiça, na avenida Getúlio Vargas, que marcou a reabertura das atividades legislativas, em 1947, após um período de dez anos de silêncio, no Estado Novo. E a transferência, em 1972, para o Palácio Filinto Müller, na atual rua Barão de Melgaço, a primeira sede própria. Registra também o processo de construção e mudança para a sede atual, o Edifício Governador Dante Martins de Oliveira, inaugurada em 2005.
Já o livro “Discursos” traz a transcrição dos discursos de posse e uma breve biografia dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa e dos ex-governadores de Mato Grosso, de 1979 até 2015. Assim, a obra reúne os discursos parlamentares desde o primeiro presidente do Legislativo mato-grossense depois do desmembramento do território do estado, Oscar Ribeiro, até o do atual dirigente da Casa, Guilherme Maluf. São igualmente apresentados os discursos de posse dos dirigentes do Executivo desde Frederico Campos até o atual, Pedro Taques.
Elaboradas pelo Instituto Memória do Legislativo, com as informações disponíveis nos documentos históricos que compõem o acervo do setor, as duas obras, em seu conjunto, compõem um painel que ajuda a compreender parte da história política mato-grossense, a partir do ano da instalação do Legislativo de Mato Grosso.
Assessoria Secom-AL