19/01/2016 17:01
Equipe selecionada pelo instituto Vetor Brasil vai atuar com parcerias com o governo do estado no desenvolvimento de projetos para gestão de resultados
As parcerias firmadas durante as reuniões do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central já estão surtindo resultados. Em Mato Grosso, uma equipe de servidores exclusivamente comissionados, recrutados pela associação civil sem fins lucrativos Vetor Brasil, atua no desenvolvimento de projetos inovadores em três secretarias estaduais.
A parceria com o instituto Vetor Brasil foi formalizada por meio de Termo de Cooperação assinado com o Governo do Estado. O documento estabelece ao instituto a responsabilidade de recrutar e capacitar jovens universitários ou recém formados de diversas carreiras, das melhores faculdades do país, para ocupar cargos comissionados no Estado, de acordo com a conveniência e oportunidade da administração pública estadual.
Atualmente, cinco profissionais já estão atuando nas Secretarias de Gestão (Seges) e Planejamento (Seplan) e no Gabinete de Assuntos Estratégicos (Gae). Naturais dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, eles se reuniram nesta terça-feira (19) com o governador Pedro Taques para conversar sobre os trabalhos que estão realizando e os resultados pretendidos.
“Essa troca de ideias e experiências é muito enriquecedora. Tenho certeza que, com o auxílio dos senhores conseguiremos desenvolver projetos inovadores, dando um passo importante rumo à transformação”, disse o governador Pedro Taques.
Cooperação
O Termo assinado com o Governo de Mato Grosso determina ainda que o instituto forneça apoio institucional e infraestrutura técnica e logística para os treinamentos dos profissionais (hospedagem, alimentação, transporte etc.) e para o desempenho das atividades sob sua responsabilidade.
Os trabalhos executados pelos servidores serão acompanhados e avaliados para garantir a qualidade técnica dos mesmos. Um relatório com o registro das atividades, metas e etapas realizadas deverá ser apresentado a cada três meses ao Governo do Estado.
“Esse é um dos primeiros frutos do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Os profissionais recrutados pelo Vetor Brasil vêm para Mato Grosso para contribuir com novas ideias e, em contrapartida, também têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre gestão pública. Precisamos reduzir o tempo para concretização das políticas públicas e contaremos com o auxílio deles para isso”, ressaltou o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.
O Termo de Cooperação tem duração de 12 meses, podendo ser alterado ou prorrogado, por períodos iguais e sucessivos, mediante celebração de Termo Aditivo entre os partícipes.
Projetos
Os profissionais recrutados trabalham na elaboração dos instrumentos de planejamento e gerenciais e na orientação e acompanhamento dos órgãos na implementação do Modelo de Gestão para Resultados; na estruturação de projetos estratégicos de governo e relacionamento com startups; no desenvolvimento de um projeto de Educação a Distância na Escola de Governo; implementação de um escritório de processos; e na elaboração de um Projeto de Melhoria da Política de Carreira Pública Estadual e de Gestão das Carreiras.
“Com o auxílio desses profissionais conseguiremos melhorar a eficiência das políticas públicas. Temos grandes desafios para este ano, mas estou certo de que registraremos muitos avanços”, disse o secretário de Gestão, Júlio Modesto.
Perfil
Ciro Moraes dos Reis é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é bolsista da Fundação Botín e participou do programa de formação de lideranças para fortalecimento do setor público na América Latina. Com esta bolsa, estudou direito, economia e assuntos políticos na Universidade de Brown nos Estados Unidos e na Espanha.
“O governo Taques tem se destacado com essa posição ética e a busca pela inovação. Viemos somar e multiplicar esforços para atingir os resultados buscados. A experiência tem sido muito proveitosa”, avaliou.
Assim como Ciro, Jardiel Nogueira e Pedro Barros também estão lotados na Secretaria de Gestão. Jardiel é mestre em ciências sociais e graduado em Relações Internacionais pela PUC-MG e bolsista Fórmula Santander para um intercâmbio na Universidade de Sussex em Brighton – Reino Unido.
Pedro é formado em administração de empresas no Ibmec, com intercâmbio acadêmico na Shanghai Jiao Tong University, na China, e está concluindo o seu MBA no Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lotada na Secretaria de Planejamento, Lua Carvalho de Souza é mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou no terceiro setor com a defesa dos direitos humanos em comunidades brasileiras e trabalhou com consultoria estratégica na Deloitte Touche Tohmatsu, uma organização que atua em mais de 150 países.
“Na Seplan estou tendo a oportunidade de trabalhar na implementação do Modelo de Gestão para Resultados. Essa troca de experiências com os servidores daqui e com os demais profissionais recrutados é fundamental para o sucesso dos trabalhos”, salientou.
Formada em engenharia de alimentos pela Unicamp e em engenharia generalista pela Ecole Centrale de Lyon (França), Ana Lídia Ferreira atuou em pesquisa científica, monitoria e estagiou na Danone França em P&D. Participou ainda do programa de Duplo Diploma na França e fez intercâmbio acadêmico nos EUA na University of Maryland e Cornell University.
Ensina Brasil
Além da parceria com a Vetor Brasil, também está sendo elaborado um Termo de Cooperação com a Ensina Brasil para a implantação de projetos de inovação na área da educação.
Brasil Central
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central é composto pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Rondônia e seu objetivo é atuar na promoção do desenvolvimento de oito áreas principais: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, meio ambiente e turismo.
Da Redação com informações de Renata Neves - Seplan-MT