04/03/2016 14:13
Com Lula na mira da PF o dólar ganha queda livre e mercado pressiona ações do JBS. Papéis do frigorífico caminham na contramão do Ibovespa, que tem forte alta.
Na contramão do Ibovespa, as ações do frigorífico JBS operam em terreno negativo nesta sexta-feira (4), pressionadas pelo forte recuo do dólar frente ao real e após ação da PF (Polícia Federal) na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 24ª fase da Operação Lava Jato, também conhecida como Operação Aletheia.
De acordo com Welliam Wang, co-gestor da AZ Quest Investimentos, “a depreciação do dólar é o principal fator que determina movimento de queda da JBS”. O recuo da moeda repercute nos papéis de outras empresas exportadoras, como produtoras de papel e celulose.
Wang explica, porém, que também pesa sobre os ativos da JBS as turbulências do cenário político. “Ninguém sabe onde as investigações podem parar, mas existe o temor que as investigações afetem a família Batista, que são muito próximos de Lula”, diz Wang, se referindo aos proprietários do grupo J&F, os irmãos Joesley e Wesley Batista.
Por volta das 12h12, as ações da JBS (JBSS3) cedem 12,25%. No mesmo sentido, os papéis da Fibria (FIBR4) caem 2,40%, acompanhando a queda da divida norte-americana.
No mesmo instante, o Ibovespa sobe 2,86%, aos 48.547 pontos, enquanto o dólar cai 1,92%, a R$ 3,7262.
Da Redação com informações de Marcelo Ribeiro especialista do mercado financeiro