08/02/2021 16:48
Ação humanitária tem efeito rebote
Agravamento veio após aceitar pacientes de outros estados
Vagas já eram escassas para os próprios mato-grossenses
Governo age rápido para não ficar em ‘saia justa’
Governo de Mato Grosso envida esforços para ampliar a rede assistencialO Hospital Estadual Santa Casa disponibilizará, a partir desta segunda-feira (08.02), 10 novos leitos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 em Mato Grosso. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT).
Com a ampliação, a unidade hospitalar passará a contar com o total de 30 leitos de UTI e 65 leitos de enfermaria para o atendimento de pacientes com coronavírus.
De acordo com o secretário de Estado, o Governo de Mato Grosso envida esforços para ampliar a rede assistencial, como forma de garantir o atendimento hospitalar à população mato-grossense.
“Amanhã estaremos em Primavera do Leste para inaugurar mais 10 leitos de Terapia Intensiva e estamos trabalhando para abrir, ainda nesta semana, outros 10 leitos de UTI Covid-19 no Hospital Metropolitano. Isso vai compor 30 novos leitos só nesta semana. Também já assinei o contrato para a disponibilização de outros 20 leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa”, declarou Figueiredo.
O gestor ainda enfatizou que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) estuda a ampliação de leitos em Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, concluiu.
No último domingo (07.02), Mato Grosso registrou 76% de ocupação das UTIs públicas referenciadas para o tratamento da Covid-19. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restam 89 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com coronavírus.
Da Redação com informações da Assessoria