A aplicação na prática desta ação está entre uma das principais prioridades das metas da atual gestão do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso conselheiro José Carlos Novelli.
14/06/2022 07:43
“É um grande desafio, mas tenho certeza de que o resultado será refletido em uma administração pública melhor e mais eficiente”, declarou Novelli
Foto: arquivo/TCE-MTEm pouco mais de dois meses de lançamento, 55 municípios já assinaram o protocolo de intenção para adesão ao Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios de Mato Grosso (GPE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O número de interessados ganhou reforço durante o Interage TCE-MT 2022, realizado nesta quarta-feira (8).
Na ocasião, prefeitos de 22 municípios cujas as contas são relatadas pelo conselheiro Antonio Joaquim, foram capacitados sobre a redução de erros e aumento na eficiência da administração. Assim, para além de questões técnicas, eles também foram apresentados ao GPE, que estabelece metas para a criação de políticas públicas voltadas à saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social.
O programa deve atender as 141 cidades do estado, com foco, na primeira etapa, às 88 que contam com novos gestores, empossados em 2020. Para isso, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Tribunal fará um diagnóstico sobre a situação dos jurisdicionados, atuando junto aos prefeitos e secretários municipais para aplicação das melhores soluções para os cidadãos.
Esta é uma das principais metas da gestão do presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli. “A partir desse planejamento, os gestores passarão a ter à disposição uma ferramenta com eixos e metas já estabelecidos. É um grande desafio, mas tenho certeza de que o resultado será refletido em uma administração pública melhor e mais eficiente”, declarou.
Ou seja, a partir deste planejamento conjunto, será oferecido suporte aos municípios, por meio de consultorias junto aos profissionais. O trabalho envolverá estudantes e professores, propiciando ainda o aumento da produção científica e tecnológica e o desenvolvimento de atividades que são colocadas à disposição da sociedade para melhoria dos serviços públicos.
Dentre os 22 municípios que participaram da qualificação, nove dos quais os prefeitos estiveram presentes assinaram o termo de adesão, sendo: Campo Verde, Canabrava do Norte, Luciara, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguia, São José do Xingu e Serra Nova Dourada.
Diante de ações como o Interage e o GPE, a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira, destacou a relação de parceria estabelecida com o TCE-MT. “O presidente do Tribunal está de parabéns porque agora a gente tem, de fato, uma interação com o Tribunal, que passa a ser um grande parceiro dos municípios fazendo com que a gente possa melhorar o atendimento lá na ponta”, disse.
No mesmo sentido, se pronunciou o prefeito de Luciara, Parassu de Souza Freitas. “Isso é muito importante para nós. Queremos fortalecer essa parceria com o TCE para nos ajudar a implantar o programa e fazer ele valer. O Planejamento é essencial, porque vamos ter o controle sobre todas as questões referentes ao município”, concluiu.
Da Redação com informações de André Garcia Santana – Secom/TCE