TCE/MT – Órgão recebe auditoria sobre os certificados ISO 9001 e 50001

Com foco nos resultados de um ano, o Tribunal de Contas de Mato Grosso está sob auditoria externa da ABNT para manutenção dos certificados NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 50001.

26/10/2022 06:00

Foto: Danilo Lobato/TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) passa por auditoria externa referente à manutenção dos certificados NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 50001. A avaliação, realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), teve início nesta segunda-feira (24) e considera o cumprimento de exigências sobre oito produtos.

O trabalho é focado nos resultados obtidos ao longo de um ano. “O Tribunal já é certificado há algum tempo, então a auditoria tem o rigor de olhar efetivamente se os requisitos estão sendo cumpridos, se há aderência e o que está construindo nesta linha contínua que a norma propõe”, explicou o auditor responsável, José Eduardo Rodrigues.

A avaliação se estende até quinta-feira (27) e leva em consideração o grau de responsabilidade de toda a equipe envolvida e, ao final, o resultado do fomento aos processos que recebem as duas certificações.

Vale destacar que o TCE-MT é certificado com o selo ISO 9001 desde 2012, tornando-se referência entre as instituições públicas do Brasil. “Isso gera muito valor. Também se destaca o fato de que o planejamento estratégico está alinhado com as normas, o que traz grandes resultados. É por isso que o TCE-MT é diferenciado no Brasil”, afirma José Eduardo.

Embora a validade dos selos seja garantida até 2024, a auditoria acontece anualmente, assegurando o padrão de qualidade dos processos.

Para a gerente do Sistema de Gestão de Energia (SGE), Débora Farah, os bons índices apresentados pela Corte de Contas também resultam de uma cultura que vai além do status da certificação. “Chegamos a um patamar elevado então agora trabalhamos pensando no que mais pode ser feito para irmos além”, explica.

Em setembro o TCE-MT realizou auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e do SGE. O resultado, apontado como positivo, foi apresentado em reunião com secretários, gestores, gerentes de processos certificados ISO e chefes de núcleos, com o objetivo de prepará-los para a auditoria externa.

Certificações 

 O reconhecimento da excelência dos produtos oferecidos pelo TCE-MT engloba o Plenário Virtual, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Gerenciamento de Prazos e Sistematização das Atividades (SGP), o Controle da qualidade das informações inseridas no Sistema Geo-Obras, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE), a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo e o Radar de Controle Público.

Além disso, único órgão público do Brasil a possuir a certificação ISO 50001, o TCE-MT implementou e mantém o Sistema de Gestão de Energia, que tem o propósito de permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar continuamente seu desempenho e consumo energético.

 

 

 

 

Da Redação com informações da Secretaria de Comunicação/TCE-MT