TCE em Movimento – Prefeitos dos municípios envolvidos apresentam resultados

O evento realizado em Sinop, reunindo 31 municípios da região Norte do Estado, teve como destaque a satisfação dos gestores, apontando eficiência, segurança e resultados para o cidadão.

10/11/2022 10:42

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Gestões mais eficientes e com prestação de serviço de qualidade aos cidadãos. Essa foi a expectativa que ecoou entre gestores públicos presentes no primeiro dia do TCE em Movimento, em Sinop. A iniciativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) reuniu prefeitos, vereadores e representantes de 31 municípios da região Norte no Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira nesta quarta-feira (9).

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Na opinião do prefeito Roberto Dorner, líder do executivo sinopense, com uma administração pública capacitada, quem ganha é a população. “Nosso Tribunal de Contas não quer multar, não quer fazer apontamento, quer instruir os nossos servidores a fazer o serviço de maneira correta e, quando as contas são aprovadas, quando o dinheiro é aplicado de maneira correta, o benefício é da população.”

Em sua fala, agradeceu ao presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli e aos conselheiros que estão no encontro, Antonio Joaquim, Sérgio Ricardo e Guilherme Antonio Maluf.

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Eleito prefeito de Cláudia pela primeira vez em 2005, Altamir Kurten fez questão de salientar a evolução observada no relacionamento entre a Corte de Contas e as prefeituras ao longo dos anos. “Antes era muito distante, o Tribunal era apenas fiscalizador. Hoje, trabalha para que as prefeituras não sofram penalidades e está fornecendo o conhecimento necessário para que os municípios desenvolvam suas gestões da melhor forma.”

Thiago Bergamasco/TCE-MT

Miguel Vaz, prefeito de Lucas do Rio Verde, por sua vez, enalteceu a presença do órgão de controle externo no interior do estado. “Quebra essa distância que tem entre os municípios e o Tribunal de Contas. É muito saudável e enriquecedora essa aproximação, que sempre gera bons frutos. É o TCE orientando os municípios a fazerem uma gestão de resultados e quem ganha com isso são os cidadãos, os contribuintes”. 

A fala foi endossada pelo prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena, que destacou que a presença do órgão de controle faz com que os recursos sejam aplicados com mais eficiência.

Da mesma forma, se pronunciou o gestor de Marcelândia, Celso Luiz Podovani. “Nós temos vários meios de comunicação, mas nada mais importante que a presença do Tribunal para sanar todas as dúvidas”.

Já Edmilson Marino dos Santos, gestor de Nova Monte Verde, lembra que esta é mais uma de uma série de ações do Tribunal de Contas com foco na capacitação da administração municipal. Na ocasião, ele também citou o Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE).  “O TCE está constantemente contribuindo com a gestão municipal e isso faz com que possamos entregar melhores resultados lá na ponta”.

Segurança administrativa

Para o prefeito de Paranaíta, Osmar Antônio Moreira, a inovação trazida pela nova visão estratégica do Tribunal de Contas, implementada na gestão do conselheiro-presidente José Carlos Novelli, traz mais segurança administrativa para os gestores. Isso porque, propicia que os gestores acompanhem mudanças legislativas e estejam sempre inteirados sobre suas obrigações.

“O Tribunal tem sido parceiro dos municípios na parte técnica. As prefeituras estão extremamente técnicas, deixaram de ter administrações políticas. Então essa orientação nos deixa mais seguros. Queremos melhorar, queremos inovar, mas ainda temos muitas dificuldades devido às leis que mudam toda hora.Essa vida dinâmica do mundo de hoje e o Tribunal tem acompanhado essas mudanças de uma maneira fantástica.”

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

É o que também reforça o chefe do Executivo de Nova Ubiratã, Edegar José Bernardi. “Em eventos como esse, o TCE faz um processo inverso do que era feito antigamente, quando era mais punitivo. É uma iniciativa muito boa, que futuramente vai evitar muitos problemas para nós, enquanto gestores. É igual uma vacina, que previne. A gente só tem que agradecer”.

Hemerson Máximo, prefeito de Colíder, pontuou que a iniciativa ajuda no dia a dia das administrações. “É extraordinário para nós ter esse contato mais próximo, trocar ideias, pegar conhecimentos, orientações, nesse grande movimento”, concluiu.

A programação do TCE em Movimento se estende até o dia 10 e pode ser conferida na íntegra aqui.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

 

 

 

 

Da Redação com informações da Secom/ImprensaTCE-MT