Opinião – E o BRT hein?

O VLT e o BRT da época da Copa já têm mais de 15 anos estando, portanto, ultrapassados. Teriam sido atualizadas as pesquisas para redimensionar o atual BRT? Questiona Marcelo Portocarrero.

10/01/2024 05:17

“Dados para dimensionar obra da Copa têm mais de 15 anos. Foram atualizados?”

Imagem ilustrativa.

A poucos dias escrevi sobre a relação entre o BRT, sistema de transporte urbano intermunicipal que interligará as cidades de Cuiabá e Várzea Grande e o Digipare, sistema de estacionamento rotativo de Cuiabá.

Dando sequencia ao assunto, neste artigo vou falar um pouco mais sobre o BRT devido sua importância e relevância no momento em que continuamos a buscar soluções consagradas em outras regiões do Brasil e do mundo para atender nossa área metropolitana.

Neste contexto, o BRT foi concorrente direto do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos, na disputa que causou e ainda vem causando celeuma, vez que naquela época este último se sagrou vencedor na escolha sobre qual sistema seria adotado para transportar cidadão e torcedores na Copa do Mundo de 2014 entre as duas cidades, portanto, a mais de 15 anos.

Imagino que todos devem estar preocupados com o processo de construção do “nosso” BRT, porque é perceptível a redução do espaço para pedestres e trânsito de outros veículos se considerarmos o que vai sobrar após a conclusão de sua implantação no canteiro central da Avenida da FEB, certamente a mais importante via de ligação urbana do Vale do Rio Cuiabá, diferentemente do que estava acontecendo quando da morosa e cara implantação do VLT, tanto que esses foram parte dos motivos de sua suspeição e consequentemente suspensão.

Não se trata da defesa dessa ou daquela modalidade de transporte coletivo e sim de considerações a respeito do desenvolvimento da mobilidade urbana em um contexto mais amplo, ou seja, do que acontecerá quando o BRT ficar pronto, se ficar. Afinal, estamos de volta ao Brasil do passado não é mesmo?

Trata-se da constatação de algo que até um leigo percebe devido ao que já pode ser visto na Avenida da FEB, onde a execução das obras de remoção da estrutura/equipamentos do VLT e a construção da infraestrutura do BRT está mais adiantada. Um gasto absurdamente inexplicável, sob o ponto de vista de quem paga impostos para tê-los revertidos em seu benefício e no desperdício acachapante a que estamos sendo submetidos por políticos, gestores e ministérios públicos inconsequentes.

Tudo indica, que quando concluídas as obras não haverá duas faixas destinadas aos veículos que nela circularão, diferentemente do que tinha sido proposto em relação aos espaços destinados às composições e demais equipamentos do VLT, tais como estações de embarque e desembarque, passarelas, sinalização, etc. Quem não se lembra?

Pois é! Então, imaginem como ficarão oa demais trechos do sistema como o da Avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, considerando que sob boa parte dela existe um córrego canalizado, que agora terá que suportar espessas e pesadas faixas de concreto armado reforçado, estações, passarelas de acesso e demais equipamentos.

Sim, as passarelas não só serão necessárias, mas obrigatórias, porque as estações estarão no canteiro central e não ao lado das calçadas. Então, onde existir estação o correto é haver passarela que atenda aos dois lados das vias por toda a extensão do sistema.

E as calçadas? Como serão organizados esses espaços de uso exclusivo e necessariamente capazes de suportar o aumento do volume de transeuntes que o próprio sistema trará, uma vez que esse é seu objetivo principal, secundário e terciário, tudo junto e misturado.

Tanto nos BRT’s em operação como naqueles em implantação, uma das premissas foi e continua a ser a de implantar um projeto que contemple, de testada a testada, toda a infraestrutura das vias por onde passam, o que significa calçada, meio fio, sarjeta, faixas de tráfego para veículos , o próprio BRT, ciclovias, sinais de trânsito e canteiro central, isso se não houver outros equipamentos ou interferências urbanas a serem consideradas.

Por interferência entenda-se tudo que, além das já citadas, interaja com o sistema proposto, inclusive galerias de águas pluviais, drenagem, redes de esgoto e outras instalações subterrâneas ou aéreas, como redes de comunicação, energia elétrica, etc.

Será mais um absurdo inaceitável ver uma obra dessa magnitude deixar tudo isso para depois, ou seja, um tempo que nunca virá.

PS – Os dados que serviram para dimensionar o VLT e o BRT da época da Copa já têm mais de 15 anos estando, portanto, ultrapassados. Teriam sido atualizadas as pesquisas OD (Origem-Destino) para redimensionar o atual BRT? – Pergunta dirigida a todas as instâncias citadas anteriormente.

 

 

 

 

 

Por Marcelo Augusto Portocarrero é engenheiro civil.

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