A Polícia Federal já foi respeitada pelo povo brasileiro. Mas a cada dia que passa ela cai mais em descrédito. Escreve Rodrigo Constantino.
23/01/2024 06:02
“Agir como capanga de um ministro que claramente vem desrespeitando a Constituição não é uma sábia escolha”
Então quer dizer que utilizaram uma foto adulterada – talvez pelo próprio sujeito – para incriminá-lo pelos “atos golpistas” de 8 de janeiro? O tal CVC sequer estava em Brasília no dia? A Polícia Federal usou uma imagem postada por ele mesmo, que na verdade era do dia da posse de Jair Bolsonaro, como “prova” de que ele estava no tumulto naquele dia?
Isso é gravíssimo, claro. A Polícia Federal não faz perícia? A PF está afoita para prender cidadãos acusados pelo ministro Alexandre de Moraes sem qualquer indício? Até mesmo busca e apreensão no Congresso foram autorizados só porque o tal CVC, numa mensagem, chamava o deputado Carlos Jordy de “meu líder”. Isso comprova hierarquia de comando? Há algum crime efetivamente realizado por ambos?
A situação no Brasil está totalmente fora de controle. Com base numa narrativa – a de que houve uma tentativa de golpe de Estado com comando – centenas de pessoas foram presas, deputados tiveram sua imunidade violada, jornalistas foram censurados, e nada parece impor limites ao ministro responsável por essa loucura toda. Ao contrário: Alexandre dobra a aposta a cada dia.
Mas seria de se esperar uma atitude mais republicana da Polícia Federal. Ocorre que a PF vem se transformando numa espécie de polícia particular do ministro Alexandre, e isso é extremamente perigoso. Até mesmo contra Monark a PF se pronunciou, alegando que ele teria ignorado ordens do ministro Alexandre e criado outras contas em redes sociais.
Ora bolas! Em primeiro lugar, a PF está tranquila quanto ao crime de opinião inventado pelo STF? Em segundo lugar, que punição é esta de banir da existência em praça pública um sujeito (que vive de dar opinião), sendo que nem mesmo Lula condenado e preso teve suas redes sociais banidas? Por fim, Monark está nos Estados Unidos: como é crime no Brasil se ele está agora sujeito às leis americanas e não voltou ao território brasileiro?
A Polícia Federal já foi respeitada pelo povo brasileiro. Mas a cada dia que passa ela cai mais em descrédito. Afinal, agir como capanga de um ministro que claramente vem desrespeitando a Constituição não é uma sábia escolha.
Por Rodrigo Constantino, economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.