As Associações Comerciais representam não só o elo direto com o empresário, mas também o impulso para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Escreve Jonas Alves.
04/11/2024 05:32
“O associativismo que promovemos com tanto empenho é o caminho que fortalece nossa voz”
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) comemora 40 anos no dia 30 de outubro, uma trajetória marcada pela união, fortalecimento do associativismo e presença sólida junto aos empresários de todo o estado. Fundada por Dr. Archimedes Pereira Lima, junto a outros visionários, a Facmat foi criada com o propósito de unir forças para fortalecer a voz e a atuação dos empresários nos municípios, por meio das Associações Comerciais.
Esse espírito de coletividade que originou a Facmat nasceu dentro da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, ao lado das associações de Barra do Garças, Jaciara, Rondonópolis, Tangará da Serra e Cáceres. Convocadas pelo Dr. Archimedes, essas lideranças acreditaram que poderiam alcançar mais se trabalhassem juntas e, assim, construíram uma Federação que se tornou referência no comércio e no associativismo estadual.
Hoje, a Facmat é a força que conecta 57 Associações Comerciais de todo o estado. Por meio dela, cada associação tem sua importância potencializada, sendo a voz local dos empresários, promovendo o diálogo com o Poder Público e oferecendo apoio e suporte essencial para o desenvolvimento dos negócios em suas regiões. A proximidade com o empreendedor é um dos pilares dessa rede, que garante que onde quer que ele esteja, receba atendimento e atenção necessários para o seu crescimento.
As Associações Comerciais, com o apoio da Facmat, representam não só o elo direto com o empresário, mas também o impulso para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Com essa proximidade, a Federação e suas associações filiadas escutam, entendem e lutam pelas necessidades de cada região, tornando-se a verdadeira voz dos empreendedores locais. Um exemplo é a luta pela duplicação da BR-364, que liga Rondonópolis a Jataí (MT). A reivindicação foi gerada na Associação Comercial de Alto Araguaia e chegou às mãos do Presidente da República.
O associativismo que promovemos e defendemos com tanto empenho é o caminho que fortalece nossa voz e nos permite ocupar espaço nas decisões que impactam o cenário político e econômico. Com uma rede de Associações Comerciais fortes, temos conseguido levar a voz dos empresários para o debate, fazer com que suas necessidades sejam ouvidas e respeitadas, e assegurar que nossas pautas estejam nas mesas de discussão dos governos e dos conselhos que influenciam o desenvolvimento do estado.
O associativismo em Mato Grosso ganhou força e representatividade com a Facmat, que, ao longo de quatro décadas, mantém-se fiel ao seu propósito de unidade e crescimento conjunto. Comemoramos não apenas o aniversário de uma entidade, mas o legado de um movimento que transforma diariamente a vida e os negócios de muitos empresários. Que esta trajetória continue inspirando novos empreendedores, fortalecendo o associativismo e mostrando que juntos, realmente, somos mais fortes.
Por Jonas Alves é presidente da Facmat e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá.